
Embedded Finance x Embedded Fintech: entenda a diferença

Por que você deveria ficar de olho em Embedded Finance? Porque a revolução dos serviços financeiros já começou e você tem a chance de facilitar a sua rotina no Departamento Pessoal.
Incorporar produtos e serviços para melhorar a experiência dos seus clientes e colaboradores é uma tendência de mercado cada vez maior.
Vamos te explicar os conceitos e tendências que suportam as transformações digitais nas empresas e te apoiar em como fazer isso na prática. Acompanhe!
O que é Embedded Finance?
Com a evolução da tecnologia e a acessibilidade maior dos consumidores aos apps integrados, as empresas começaram a visualizar a possibilidade de fornecer aos seus clientes serviços completos e integrados na área de finanças.
O Embedded Finance trata da integração entre bancos ou fintechs à sistemas que são utilizados na rotina do trabalho. Dessa forma, os colaboradores ou consumidores passaram a ter a funcionalidade de diversos serviços financeiros dentro dos apps em geral. Seu grande objetivo é tornar os processos financeiros ágeis e de fácil acesso aos clientes finais.
Qual é o impacto do Embedded Finance?
O grande impacto para as empresas é o aumento da entrega de valor aos colaboradores e/ou clientes, possibilitando aos usuários maior tempo de permanência e conexão entre seus serviços.
Já para os usuários, tal experiência se torna mais agregadora e contribui para uma maior centralização do cliente no processo operacional das empresas.
Empresas no ramo de varejo e indústria já começaram a adoção de integrações à caráter de embedded finance, tornando-se assim players de mercado sem a finalidade financeira, mas com apoio e parceria com aquelas instituições que possuem tal natureza.
Os negócios passaram a oferecer serviços de banco em suas próprias plataformas. Serviços como acesso ao pagamento de contas e acompanhamento de saldos, serviços de recarga de crédito para celular, empréstimos, opções de cartões de crédito e pré-pagos, transferências entre contas e diversos outros.
Com o avanço da tecnologia, integração entre setores e maior personalização para os clientes finais, o mercado prevê crescente alta para os próximos anos. US$ 138 bilhões são esperados serem movimentados até 2026 de acordo com levantamento da Juniper Research.
Quais são as suas principais características?
A principal característica é a integração entre plataformas e sistemas. Com foco no cliente final, as empresas entendem as demandas e tendências que seus clientes possuem e buscam criar funcionalidades que ofereçam produtos de valor em seus apps.
O processo de embedded finance conta com a facilidade de acesso às informações de dados dos clientes. É necessário sempre ficar de olho nos termos da lei que regulamenta a LGPD, claro!
O baixo custo para atrair e adquirir clientes também é um fator relevante, pois tende a diminuir as taxas cobradas e os prazos são mais atrativos para os clientes. No caso de colaboradores, integrar os processos do departamento pessoal economiza tempo de trabalho!
Para ficar mais claro, imagine o exemplo: uma empresa no ramo da construção civil percebe que seus colaboradores podem ter acesso às informações de folha de pagamento, conta corrente, saldo extra para empréstimos e realização de Pix em um único sistema disponível em seu celular. A expertise da empresa não é financeira, por isso ela integra seu sistema a uma fintech para potencializar sua entrega ao cliente final (nesse caso, o seu colaborador).
Quais são as mudanças que podem ser promovidas para as fintechs?
A transformação possibilitada pelas relações que envolvem o embedded finance são diversas. Da variação das experiências e aumento de portfólios, até o uso de dados, o comportamento do consumidor é o que dá dicas às empresas de como investir em seus produtos. Veja abaixo algumas mudanças para refletir sobre essa relação:
- variações constantes das experiências de usuários;
- dados são peças fundamentais e precisam ser melhor tratados e analisados;
- melhoria e competitividade no mercado;
- portfólio de serviços mais diversos nas empresas;
- integração entre sistemas tradicionais e soluções através de APIs.
Quais são as tendências da embedded finance?
Tendência quando esse formato começou a tomar corpo anos atrás, a parceria entre empresas mais tradicionais e sem foco na entrega de serviços financeiros é o que mais marcou esse cenário.
Com o avanço da tecnologia, a maior conexão através do 5G, a inovação e disrupção na criação de produtos e serviços aos consumidores e a transformação digital, os consumidores tendem a consumir produtos mais completos e que resolvem suas dores em um único lugar.
Os marcos regulatórios e o maior acesso às pessoas no ambiente tecnológico permitem que as fronteiras de uso de celulares, por exemplo, pelas pessoas, sejam transpassadas do uso apenas para fins de comunicação para o uso de outras finalidades, como o controle financeiro.
Embedded Finance x Embedded Fintech
Como já discorremos no primeiro tópico desse conteúdo, a integração entre sistemas mais tradicionais e soluções de plataformas financeiras é o que caracteriza o embedded finance.
Ao falarmos em fintechs, estamos nos referindo a soluções de mercado que chegaram trazendo o alinhamento entre tecnologia e finanças.
Muitas empresas de áreas diversas passaram a criar dentro de suas estruturas uma área destinada à tecnologia financeira com o intuito de oferecer um produto mais completo aos seus clientes. Porém, entende como isso foge do escopo de trabalho da empresa? Criar um braço de fintech seria a melhor solução?
Aí está a grande diferença dos dois formatos!
É vantajoso que as empresas sem core business em finanças utilizem o embedded finance para não desfocarem. Ao fazer isso, elas agregam soluções financeiras em seus próprios negócios e conseguem diversificar mais ainda suas receitas.
Quais os benefícios do Embedded Finance?
Dentre os benefícios que podemos citar nesse processo estão:
Ampliação do mercado
Isso ocorre porque com o oferecimento de novas funcionalidades do produto, a chance de ganho de novos mercados e clientes amplia exponencialmente.
Diferenciação perante à concorrência
Desde que esteja satisfeita, se uma pessoa pode resolver tudo em um único lugar, qual a probabilidade dela sair e procurar outra solução? Será que seus concorrentes estão de olho nesse diferencial?
Diversificação de receita
Apenas o fato de ofertar novos serviços já é uma grande diversificação de receita. Sendo eles de natureza financeira, o ganho se torna maior pelos elementos de taxas estarem embutidos na forma de remuneração.
Ficar de olho nas tendências de mercado e comportamento do consumidor é o que importará mais ainda nas próximas décadas.
Valorizar a integração com outras empresas e soluções permitirá ganho em escala e foco nas soluções.
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